Além de ter afetado a saúde das pessoas, a pandemia do coronavírus trouxe diversos efeitos colaterais, principalmente para a economia. As empresas se viram obrigadas a investir ou criar alternativas para continuar seus negócios. O isolamento social fez com que muitos estabelecimentos físicos fossem fechados, eventos cancelados ou adiados, além da suspensão de visitas e contatos presenciais com clientes, por exemplo.

Em um cenário instável como este, manter o relacionamento e a fidelidade da cartela de clientes é um ponto que merece atenção especial. Pensando nisso, listamos 5 formas que a sua empresa pode utilizar para ficar mais próxima dos clientes em tempos de distanciamento social. Na verdade, é possível utilizar estas alternativas não só com os consumidores, mas também com outros públicos importantes, como parceiros e fornecedores. Vamos conferir?

1) Faça eventos online

A maioria dos eventos na área do agronegócio foi cancelada ou adiada, como importantes feiras, palestras e encontros. A sua empresa pode investir em alternativas de "eventos online", como transmissões ao vivo, webinar, dia de campo virtual, entre outros. Não se esqueça de escolher um assunto que tenha relevância dentro do nicho de mercado em que a empresa atua, com pessoas que possuam domínio do tema tratado.
A sua empresa pode investir em alternativas de "eventos online", os simpósios agendados podem ser realizados como transmissões ao vivo ou em forma de webinar. Outros eventos online que podem se tornar formas substitutas, são os dias de campo, realizado de forma virtual.

Produtor com tablet nas mãos Pessoas participando de um encontro online

2) Tenha um aplicativo da sua empresa

Um app é uma ótima maneira de estar mais próximo dos clientes, literalmente na palma da mão. Ele pode ter diversas funcionalidades, como suporte de vendas, portfólio de produtos, registro de acompanhamentos, informações relacionadas à empresa e muito mais. 

3) Produção de conteúdo nas redes sociais

Compra online de insumos agrícolas Homem utilizando redes sociais 

Devido ao atual momento, a conexão digital se torna mais importante do que nunca, já que as pessoas estão passando mais tempo na internet. Para se ter uma ideia, um estudo da Kantar consultoria mostrou que no mês de março de 2020, redes sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram tiveram um aumento de cerca de 40% no uso. E a sua empresa, também está online? Aproveite o momento para produzir conteúdos de interesse para os usuários, não só tentando vender, mas também (e principalmente) sobre os valores e posicionamentos da organização e questões que se relacionem com o dia a dia do seu público. Explore diferentes formatos, linguagens e canais, sempre pensando no perfil de quem vai consumir o conteúdo.

 4) Invista no suporte e diferenciais

Além de prospectar novos consumidores, é preciso reforçar o contato direto pelos canais de suporte com os clientes atuais. É importante estar disponível para oferecer atendimento por meio de diversos canais, tirar dúvidas, fazer reuniões e propor parcerias. Mantenha seus clientes a par de atualizações, diferenciais e benefícios daquilo que você vende. Também vale criar condições exclusivas para fidelizar o comprador, como em uma renovação de contrato, por exemplo.

5) Disponibilize produtos/serviços em plataformas online

Não só o uso das redes sociais cresceu nos últimos meses, mas também as compras pela internet. Segundo levantamento, 29% dos consumidores entrevistados aumentaram suas compras online após a contaminação pelo Coronavírus. De fato, os hábitos de consumo estão se modificando constantemente e isso também inclui os produtores rurais. Já pensou em disponibilizar os produtos ou serviços da sua empresa em um marketplace? A Orbia pode ser sua parceira de negócios, pois possui a mais completa plataforma do agronegócio, com programa de troca de pontos e venda de insumos online.

Como podemos perceber, períodos de mudança não costumam ser fáceis, mas sempre trazem consigo uma oportunidade de aprendizado. Aproveite o momento para repensar práticas, redefinir prioridades e criar ou reafirmar propósitos e valores. Tenha empatia e iniciativa para adaptar a maneira de vender e de se relacionar da sua empresa com os públicos que fazem parte dela, sejam eles clientes, parceiros, fornecedores e também os próprios colaboradores. Não tenha medo de fazer diferente, pois há uma revolução no agronegócio acontecendo todos os dias.

Por:

Kássia Lutz

Analista de comunicação

O Agro Softwares para O Agronegócio

Conteúdos relacionados

Com R$113mi de insumos vendidos em apenas 24h, a Orbia quebrou recordes e mostrou que a digitalização no agro é uma realidade. Na mesma campanha, também foram transacionadas 13mil sacas de soja e 400mi de pontos no programa de coalizão.

A mulher do agro é uma profissional que trabalha de sol a sol a frente da fazenda, e ainda acumula os papéis de estudante, mãe, filha, amiga, esposa. Tudo isso em uma coisa só! O dia a dia das mulheres no agro não é fácil e são muitas tarefas para dar conta. Além do trabalho existe a família e no meio disso tudo, é preciso ter um tempo para cuidar de si. Como dar conta de tudo, sem perder a produtividade e ainda conseguir conciliar suas necessidades pessoais?